O projeto

O projeto Amigos do Rio Formate propõe o reflorestamento às margens do rio Formate. Espera-se que a atividade traga conscientização ambiental das comunidades ribeirinhas e aos munícipes de Viana e Cariacica, bem como a mitigação dos impactos gerados neste manancial ao longo das últimas décadas.

POR QUE?

Buscando na História, notamos que diversos povos buscaram o desenvolvimento concentrando-se próximo aos rios. Porém, principalmente após a Revolução Industrial, este hábito tem sido prejudicial para os corpos hídricos, em muitas áreas urbanas em que estes passam, como é o caso do rio Formate.

A ocupação desordenada pelas pessoas e a falta de planejamento urbano e fiscalização da Administração Pública, trazem problemas tanto para o rio quanto para os que moram e dependem dele. O lançamento de esgoto doméstico e industrial sem tratamento diretamente no rio, despejo de lixo e aterros às suas margens, o assoreamento e a supressão das matas ciliares são alguns deles.

Acrescido a isso, o Espírito Santo, assim como outros Estados brasileiros, tem passado por um longo período de estiagem. E o cenário, pode ser agravado nas próximas décadas, devido às alterações dos ciclos hídricos ocasionadas pelas mudanças climáticas, e também pelo consumo de água de forma insustentável. 

O Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos 2015 – Água para um Mundo Sustentável aponta que nas últimas décadas o consumo de água cresceu duas vezes mais do que a população e que esta demanda deve crescer ainda 55% até 2050. Deste modo, se o mundo manter os atuais padrões de consumo, em 2030 enfrentará um déficit no abastecimento de água de 40%. 

Cabe lembrar que, desde 2011, a sociedade aguarda a execução das obras do Projeto de Dragagem e Ampliação do Rio Formate, com recursos de aproximadamente R$ 32 milhões advindos do Governo Federal.


Nesta perspectiva, faz-se necessário que o Poder Público e a própria população busquem formas de mitigar as problemáticas ambiental, social e geográfica no rio Formate. Além disso, é preciso não apenas sanar o que está posto, mas conscientizar as gerações, por meio da Educação Ambiental, da importância dos rios serem preservados.
Inicio

As mais lidas

Plante!