Rio Formate

Formando a divisa entre os municípios de Cariacica e Viana, o rio Formate nasce em Duas Bocas (zona rural de Cariacica), a 600 metros de altitude. Ao longo dos seus aproximadamente 30 quilômetros de extensão, percorre locais com características diversas, desde as áreas cobertas por vegetação, passando pelas áreas agrícolas e terminando em regiões urbanizadas.

Na parte média e baixa, teve grande parte das matas em seu entorno devastadas. Atualmente, suas águas dentro do perímetro urbano estão com a qualidade deteriorada, em razão do lançamento de esgoto doméstico e industriais sem tratamento.

Ex-afluente do rio Jucu, o Formate se une ao rio Marinho, na altura do bairro Caçaroca (Cariacica). Este, por sua vez, deságua no canal da Baía de Vitória. Logo, o quadro de lançamento de efluentes in natura é agravado, pois a maré represa as águas do Formate-Marinho.

Administrativamente, o Formate ainda pertence à bacia hidrográfica do rio Jucu, no qual desaguava naturalmente antes de obras de transposição realizadas por governos passados. Em época de maiores enchentes, dependendo das condições hidrodinâmicas em Caçaroca, volta a ter contato com o Jucu, rio que abastece 60% da população da Grande Vitória (Vila Velha, Viana, Cariacica e Vitória).

Fontes:


http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/05/Agenda_MeioAmbiente.pdf
http://www.ijsn.es.gov.br/custom/comdevit-arquivos/download/DRLM/05-RDBHRios.zip
http://www.vilavelha.es.gov.br/paginas/meio-ambiente-descida-do-rio-jucu
Inicio

As mais lidas

Plante!